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quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dicas para "iluminar" a sua LOJA ÓPTICA!!!


  Quando falamos em iluminação de lojas, entramos em uma área mais técnica, onde o profissional que for lhe auxiliar precisa ter estudado esse assunto específico para poder executar um projeto.
  A questão é que cada tipo de loja exige uma atenção especial e uma iluminação direcionada para a sua atividade comercial. Vou citar alguns exemplo só para confirmar a importância desse tema. 
  Quando se trata de uma loja de roupas chiques, é necessário uma iluminação de centro mais aconchegante, pois a intenção é de que as pessoas permaneçam no estabelecimento o maior tempo e escolham com calma,  e uma outra nas roupas que valorizem as roupas com brilho e representem a cor real das roupas com a distância certa para que a mesma não queime a coloração das peças com o tempo. Já falando em um loja de roupa mais simples, precisamos de uma iluminação mais forte na parte central, assim estimulando a compra mais rápida e um giro maior, podendo mesclar alguns tipos de lâmpadas para ter o efeito nas roupas e bastante claridade para atingir o objetivo da loja. Por mais que as lojas tenham o mesmo produto, que são roupas, elas tem objetivos e atingem classes sociais diferentes, e quem determina uma grande parte dessa característica é ela.... A ILUMINAÇÃO. 

  Agora voltando ao objetivo da matéria que são os ÓCULOS, vamos apontar os pontos com os quais devemos nos preocupar.

EXPOSITOR DE ÓCULOS: Os locais onde os óculos serão colocados devem ser claro, pois se forem escuros teríamos que dobrar a iluminação. Normalmente são prateleiras iluminadas ou lavadas de luz como chamamos e não focos de iluminação, pois o foco proporciona sobras e nesse ramo de atividade não é interessante, livrando dos focos também reduzimos a intensidade de reflecção nas lentes dos óculos e nas vitrines de vidro. 

  Exemplo nessa loja abaixo, cada expositor possui uma iluminação interna e um difusor para não haver foco, é uma ótima opção! 


  Nessa outra a iluminação sai por trás das prateleiras, e como são uma em cima da outra a iluminação utilizada tem que ser no sentido vertical, para que o de cima não faça sombra no de baixo.


  Nessa outra opção ficou diferente e divertida, pois foi colocado espelhos fazendo uma analogia aos espelhos que são utilizados em cima das mesas para experimentar os óculos e na questão da iluminação ficou bem satisfatório.


 ILUMINAÇÃO GERAL DA LOJA: Os óculos são peças que tanto solar, quanto de correção são escolhidos com calma e precisam ter conforto e aconchego na hora dessa escolha, o cliente precisa se sentir bem para que a decisão seja certa e não se arrependa depois.
  O ambiente tem estar claro para que na hora de provar os óculos de sol ele tenha a sensação correta que vai sentir ao utilizar fora daquele ambiente, como por exemplo na rua, e na escolha dos óculos de correções a claridade faz com que ele perceba todos os detalhes do produto.
  Com certeza existem outros elementos que interferem na iluminação, não adianta você fazer um projeto de iluminação antes de colocar os móveis e depois entrar com móveis e piso escuros, assim esse material vai absorver toda a iluminação projetada, vários fatores interferem nessas escolhas.
  Uma loja bem montada e bem iluminada pode interferir e alterar o seu sucesso comercial!!!

E para os inovadores que gostam de coisas exóticas aí vai um Lustre que pode ser utilizado na sua loja....

         
Baseado: Lentes&Tecnologia é para integrante da VIEW 81 
Fotos: Google - imagens. 


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