.

.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

LED a grande evolução do mercado da Iluminação!

  Muitas pessoas estão ouvindo falar em LED, mas para o consumidor final fica difícil entender o que significa esse tal de LED. Então vou explicar de uma forma bem simples.
  O LED para quem conhece de circuito eletrônico é um DIODO! Para quem não conhece de circuito eletrônico é simplesmente aquela luz bem fraca que tem na TV e em diversos aparelhos eletrônicos quando ela está desligada em STAND BY, normalmente na cor vermelha.
  Essa foto ao lado mostra o componente que chamamos de LED, que possuem dois tipos um de BAIXA POTÊNCIA, utilizado em aparelhos eletrônico, essas luizinhas de natal e vários outros aplicativos. 
  Mas esse tipo não é bom para iluminação, pois a emissão de luz é muito fraca. O outro tipo é o de ALTA POTÊNCIA esses são mais fortes e produzem uma iluminação satisfatória, mesmo iluminando mais é preciso vários LEDs em um só circuito para chegar na iluminação equivalente as lâmpadas que temos no mercado. Esses também são mais resistentes com uma duração maior de tempo.
  Normalmente esses LEDs são soldados em uma placa como essa da foto ao lado, que chamamos de circuito, nela contém alguns componentes que fazem com que os LEDs funcionem de maneira correta, na voltagem correta. A nossa voltagem dentro de casa, na maioria das vezes é 110V esses LEDs quando comprados em componentes tem voltagem de mais ou menos 3,5V, então esse circuito faz essa transformação. Mas isso não é importante para quem vai comprar a lâmpada, pois essa transformação é interna.
  A coloração dos LEDs podem ser muitas através de algumas cores básicas podem ser criadas 16 milhões de cores diferentes. Mas a mais tradicional para iluminação é a branca que vem do LED azul com uma camada de fósforo, essa tecnologia foi patenteada pela PHILLIPS podendo fazer a coloração mais suave, amarelada ou a mais branca.
  O fluxo luminoso, ou a quantidade de luz emitida pelas lâmpadas é medido em lúmens, as lâmpadas LEDs necessitam de muito menos potencia (são os watts da lâmpada, que é a medida do que vem cobrado na sua conta de luz, quanto menor a potencia menos você paga na conta de luz) para gerar o mesmo fluxo luminoso de uma lâmpada incandescente, veja a tabela abaixo:


 
As grandes fábricas de lâmpadas já fabricam esse tipo de lâmpada para serem colocadas no padrão das antigas como E-27 (da incandescente e econômica) Bipino para as que se encaixam nas antigas dicróicas e vários outros modelos. Você consegue encontrar em mercados e lojas especializadas em elétrica.
  Vale a pena a utilização dessas lâmpadas que gastam menos e fazem bem ao meio ambiente. As organizações competentes já estão estipulando data para a saída de algumas lâmpadas do mercado, como a incandescente, que gastam muito e produzem o super aquecimento, então essa é uma ótima opção para fazer a substituição.

Informações e imagens baseada no site :
e algumas imagens:

7 comentários:

  1. muito boa sua colocação sobre os Leds para o setor de iluminação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda,
    Estou elaborando um post sobre iluminação e encontrei seu blog no google...
    gostei muito !!

    Beijos
    Elaine

    meu blog de Decoração:
    www.vejaedecore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda, adorei a blog e a explicação!

    Em casa só usamos "Lâmpadas fluorescentes compactas" é a mesma coisa que as "Led"?

    Já a sigo, gostava muito que me visitasse, e se gostar, se juntasse à minha lista de seguidores,

    http://saudebelezaexercicio.blogspot.com/

    beijinho :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Elaine,
    Muito Obrigada pela vistia e pelo post!
    Sempre que precisar de ajuda sobre iluminação, pode ficar à vontade, só pedir!!
    Beijos,
    Fer

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria,
    Primeiro obrigada pela visita e pelo post!
    Lâmpada Fluorescente Compacta não é a mesma coisa que Led. As fluorescentes Compactas ou ecônomicas, como são conhecidas, produzem iluminação através de gases (mercúrio) e o Led é um componente eletrônico.
    Estou organizando um explicativo sobre as fluorescentes aí vai ficar mais claro pra você!!! Em Breve coloco e te aviso!!!
    Obrigada,
    Beijão
    Fer

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada Fer pela explicação :)
    Fico à espera, ansiosa pelo novo ;)

    Parece que há problemas nas caixas de seguidores dos blog, entrei agora no seu, e o meu perfil, não estava lá :(

    Tornei a fazer tudo, e parece que agora ficou, sou a nº6 ...de toda a maneira volto cá, e verifico outra vez ;)

    beijão,
    Maria :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria,

    Tudo bem?!

    Então esse problema da caixa já aconteceu!!! Preciso ver oque é, mas fica tranquila!

    Vou fazer a matéria e lhe aviso!!!

    Obrigada, mais uma vez!!!

    Beijão
    Fer

    ResponderExcluir