.

.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lâmpada INCANDESCENTE...

Como existem muitas pessoas que tem dúvidas à respeita das lâmpadas estarei explicando um pouco sobre elas...

A primeira e mais antiga é a LÂMPADA INCANDESCENTE ou comum como muita gente chama.

Essa lâmpada é a mais utilizada no Brasil, ela foi inventada por Thomas Alva Edison, que na verdade desenvolveu ela para um formato comercial que fosse possível fabrica-lá, isso foi no ano de 1879.
As lâmpadas que usamos são, naturalmente, diferentes daquelas de Edison, isto é, das primeiras que eram bem rudimentares. Nos pequenos globos de vidro, ao invés do vácuo, há um gás especial, inerte, que se combina facilmente, e por isso não permite ao filamento queimar-se, e, ao mesmo tempo permite também, alcançar altíssimas temperaturas, o que não era possível com o vácuo.

O filamento de uma lâmpada comum (de tungstênio) torna-se incandescente e chega a temperaturas que beiram os 3.000 graus. Essa temperatura que proporciona a coloração meio amarelada.

E o filamento, porém, não é inalterável, depois de um certo período de tempo, se gasta e quebra-se: é o que acontece quando dizemos que a lâmpada "queimou".

Essas lâmpadas possuem um padrão de BASE (que é a medida da rosca do soquete) O soquete é onde a lâmpada vai ser rosqueada, e possui diversas medidas as mais comuns são E-27, E-14 e E-40 (A letra E se denomina ao tipo de rosca e a medida é exatamente o tamanho da rosca em milímetros). As duas primeiras são comuns em luminárias residenciais e a última é comum em luminárias urbanas.  

Existem muitos tipos de lâmpadas incandescente, abaixo vou colocar alguns deles


A mais comum, CRISTAL (que é a coloração do vidro), normalmente para luminárias residenciais eu indico a leitosa, pois disfarça mais o foco da luz, não deixando ele tão concentrado em um ponto só que é no filamento. Com BASE E-27


Essa é a que eu mais indico, ela é chamada de SOFT pela cabeça mais achatada e LEITOSA. Quebrando um pouco do foco, como expliquei na lâmpada acima. Com BASE E-27.


   Essas são as VELA, possui um formato mais fino, possui algumas luminárias que são indicadas apenas essas lâmpadas pelo espaço interno. Possui LEITOSA e CRISTAL, e com BASE E-27 e BASE E-14 (como você pode perceber na foto as roscas mais grossas e mais finas).


Essas são a chamada BOLINHA ela é indicada para luminárias camarim, aquelas de banheiro, que alguns anos atrás eram usadas expostas, hoje possuem luminárias específicas para elas. Possui diversas cores e a BASE E-27.

 Algumas das lâmpadas possuem função que como essa é para afastar insetos. É a mesma base das outras e não tem necessidade de uma luminária específica pra ela, basta ter a rosca E-27.

Enfim existem vários tipos de lâmpadas incandescente, e hoje está com os dias contados, pois é uma lâmpada que emite muito calor e gasta muita energia, e como nossa tecnoligia está alta e rápida, já desenvolveram várias outras lâmpadas que gastam muito meno e produzem menos calor. A necessidade de proteger o planeta fala mais alto então essa lâmpada que vimos desde quando nascemos não existirá mais!!!!

Tá certo vamos proteger o mundo em quanto há tempo!

Fotos achadas no GOOGLE IMAGENS (de deiversos sites)
Texto Baseado no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário